domingo, 30 de novembro de 2008

do primeiro vestibular.

A homofobia e a justiça caminham juntas?

Parada gay, homossexuais e, imagine só, até casamento! Essas são palavras que o Brasil e o mundo estão ouvindo constantemente nos noticiários. Infelizmente, elas não são 'digeridas' com facilidade pelos seus críticos ouvintes.

A homossexualidade vem se tornando cada vez mais comum e ganhando força a cada ano, através de movimentos como a Parada Gay, em São Paulo, e até mesmo brigas judiciais para se conseguir aprovar a união legal dos casais homossexuais. Muitas vitórias foram alcançadas e alguns felizardos já estão casados, partindo para a luta da adoção de crianças.

O preconceito, no entanto, ainda é muito amplo. Absurdos acontecem em cima de absurdos e nem instituições renomadas e tradicionais estão isentas de tal discriminação: a USP, por exemplo, é uma delas. Em uma festa da turma de Medicina Veterinária um casal gay foi expulso por estar se beijando. E então, é justo?!

Resumidamente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que comemora mais uma década esse ano, afirma que o ser humano tem direito de ser feliz e fazer o que quiser para tal, desde que respeite o limite do outro e, claro, a lei. Onde esses dois quesitos foram desrespeitados? Beijar uma pessoa que amamos não é infração a código algum. O verdadeiro crime talvez seja a intolerância de muitas pessoas.

Os jovens ditos tão mente aberta não estão fazendo jus à sua denominação - e isso vem da criação, do machismo e do feminismo mostrado pelos pais. Mas remontando aos impérios antigos, por exemplo, temos Esparta. Para aqueles jovens guerreiros, ensinados a lutar desde cedo, era natural a homossexualidade e, por incrível que pareça, na frente da batalha sempre ia um casal. Fica então a pergunta: se aqueles homens 'durões' aceitavam, porque nós não aceitamos?

O mundo ainda vai levar um tempo para se acostumar a conviver com homossexuais. A velocidade disso vai depender, é claro, do futuro 'dono do Mundo', Barack Obama, que, em uma atitude sensata a quem almeja o cargo de presidente dos EUA, não se declarou ainda sobre o assunto. A consciência da população, no entanto, não depende desse democrata, e sim de cada um de nós. Somente com compreensão é que faremos um mundo justo, porque 'cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é'.

Dissertação : Deve haver restrições aos direitos dos homossexuais?
UNIDERP 2009

Um comentário:

Larissa disse...

com a cy é assim, eles leêm a redação, e é primeiro lugar na certa!

aaamiga, vc escreve muito!
eu vou ser assim :D

amo vc!