segunda-feira, 17 de novembro de 2008

sobre o ensino médio;

É, agora o que era futuro - indesejado, mas ao mesmo tempo extremamente ansiado - tornou-se a mais confusa verdade: três anos de convivência no tal Colégio Avant Garde e no próximo semestre a vida segue com rumos completamente diferentes.

Foram anos inesquecíveis, que deixarão boas lembranças em meu coração - e tenho certeza que no de todos. Como anos integrantes de uma vida, é claro que deixarão marcas de decepções, raivas e tristezas.. Mas a felicidade que proporcionaram é infinitamente maior que qualquer vestígio de descrenças que possam ter deixado pra trás.

O primeiro ano, momento em que nos achamos grandes por sair da 8° série 'de pirralhos', levou-me até o 1°C, e a conhecer duas pessoas que me acompanhariam até o fim dessa pequena jornada e mudariam o curso da minha vida. Pessoas mais que especiais, pessoas pelas quais colocaria a mão no fogo; pessoas que, sabendo ou não, foram o motivo para eu ter ânimo, mesmo tendo que acordar às 6 da manhã...

Esse ano passou e continuamos juntos.. Conheci mais pesssoas que hoje fazem parte da minha vida, pessoas igualmente fantásticas, que deixam seu rastro de magia quando passeiam em minha mente. E algo saiu do plano: minha cabeça tão extasiada pelas alegrias confundiu sentimentos - e o mundo virou de cabeça pra baixo.

Não sei se devo dizer que não deveria ter acontecido, porque tudo na vida tem sua hora e se é pra acontecer, acontece. E não me arrependo; muitos momentos de felicidade, brincadeiras e boas lembranças enfim, estão em minha memória sem previsão pra ir embora. Mas junto com isso, vieram aqueles momentos de tensão e discussões, que hoje são alvos de meu lamento.

Esses momentos, no entanto, passaram. Fiz um backup de minhas memórias e hoje só resta aquilo que foi bom. E o segundo ano estava rolando..

Foi nessa fabulosa época também que conheci aquela, a princesinha, a menina que me faria voltar a crer em contos de fadas.. Com seu jeito meigo, ela me conquistou e me fez ver o lado mágico da vida.. Vivemos emoções juntas que só mesmo a metafísica pra explicar. Essa menina entrou na minha vida de pára-quedas e espero que nunca mais saia..

Dois mil e sete chegou ao fim, e lembro-me até hoje do último dia, 28 de novembro. As férias - particularmente incríveis - passaram e chegou o esperado, o comentado, o 3° ano. Aquele do qual sairíamos acadêmicos, aquele que seria o último ano do nosso convívio diário.

No começo não me dei conta do que realmente estava vivendo. Tudo passava como mais um ano normal e talvez não tenha aproveitado como devesse. Mas a importância desse ano passou a ser notada e então bateu aquele medo de pensar... 'Isso tudo vai acabar, e o que eu vou fazer?' Pensar que não veria todos os meus amigos constantemente, que iria perdê-los; pensar que aquela escola, eu a abandonaria. Que três anos seriam deixados ali, e a mente se encarregaria, em parceira com o tempo, de apagá-los.


E a nostalgia bateu sem ao menos a distância fazer a saudade manifestar-ne. Sentimentos melancólicos abateram-me e comecei então a aproveitar e ligar-me a cada detalhe que seria guardado no meu coração.

Lembrei então das aulas da professora Cláudia, da amiga que ela foi.. Das bobeiras que ela teve que ler desde o primeiro ano.. Ahh professora, se a senhora soubesse o quanto sou grata por tudo! Vai ser difícil esquecer a professora mais chique de todas!

E o Mário! Como eu gosto daquele gordinho! O modo de fazer comparações pra gente entender as coisas - e o jeito de coçar a cabeça quando não entendíamos! A super-bola ativar! Esse professor que já deu aula pro meu pai (é, não foi só o Chuck, o Tiguman e o Marcos!!) é muito especial.. Lembrarei dele com um carinho imenso!

Luís Fernando, Roberto, Aido, Marcelo.. Eu particularmente odeio a matéria deles. Mas essas pessoas, ah, elas deixarão muitas lembranças boas! Jamais esquecerei do NEOQEAV, professor Marcelo.. Nem do luxo que eram as aulas do Aido! Luis Fernando e Roberto, o socialista e o capitalista, ahh, eu adorava vê-los falar - confesso que não conseguia entender nem gravar boa parte. Mas era bom ver a empolgação do Luis.. e a 'filosofia' do Roberto!

A professora Ivie.. Aquela discussãozinha.. Se eu pudesse me desculpar denovo, faria. Mas vamos juntos, firmes e fortes, que a vida segue! Tiguman, Newton.. Não prestei atenção como deveria na aula de vocês.. Mas convenhamos, é muita coisa, né não? Jamais esquecerei a calma inigualável - e invejável - do Tiguman e o apuro que o Newton passava com a apostila sempre duas aulas atrasada!

Marcos! Ele deu a matéria que estou me matando pra entender hoje em dia.. Tenho pânico das aulas desse cara! Brincadeiras a parte, 'não é a matéria que é fácil, o professor é que é bom!' Para colocar a escola em risco tentando demonstrar alguma coisa - que não lembro o quê - do grafite, é bom mesmo! Ahh, e os macetes incompletos: destrógeno, direita; levógeno, Lesquerda.. Não dá pra esquecer (mesmo não sabendo o que significa..)! Nesses dois anos, o Marcos deve ter nos contado toda a história da vida dele! Pode perguntar qualquer coisa, te garanto que eu sei! E foi bom conhecer essa histórias!

Carlindo, Dalton, Bean.. Mais professores dessa deseperadora matéria! Carlindo com o chuveiro no cátodo.. Dalton e seu jeito animado de explicar.. Bean Gatinho de Mel e o dragão amarelo da Sasha.. Inesquecíveis..

Higor, o professor mais louco que a média! Quando ele resolvia dar os macetes da Kátia.. Ninguém segurava esse peão! E o parceiro de matéria, o Adriano! Meu Deus, que medo eu tinha do Adriano.. Não podíamos nem deitar a cabeça! Mas esse cara conquistou no final das contas.. Mostrou-se uma pessoa muito boa! A matéria? Ah, essa continuei sem entender.. Matriz não é meu determinante..


Professor Márcio, ixe, também conheço desde o primeiro ano! E ainda lembro que sempre tinha alguma correção errada na minha prova.. Ele já olhava pra mim até rindo quando eu ia pro lado dele com ela.. Ele sempre foi alvo do meu carinho.. E quando se ausentou, ah, eu fiquei muito triste. E então descobrir que ele voltaria ainda esse ano, me deixou muito feliz! Eu adoro esse cara.

Chuck, o grande mistério do Avant. 'Porque ele não apareceu na foto da Santa Ceia? Porque ele foi quem tirou, oras!' O Chuck é ótimo! Ele tentou insistentemente e conseguiu ensinar - até pra uma pata como eu, aqueles desenhos assustadoramente.. geométricos! Meus filhos que o aguardem...

Chegou o Celso.. Com aquele discurso de não estar lá pra aguentar adolescentes.. Achei o cara bem durão - e confesso, falei mal dele por tirar o cara que entregava boletos de sala.. Mas o tempo foi passando e ele foi amolecendo e conquistando (pelo menos o meu) coração! Ele, com aquelas roupas brancas foi inspiração pra muitas vezes eu pensar em fazer Medicina! Mas não tem jeito, minha grande vontade sempre foi veterinária.. Agora, que ele conseguiu me balançar, isso conseguiu! Hoje vejo que ele é um cara que sabe muito! E está sempre disposto a ajudar.. Minha admiração por esse tal de Celso cresce a cada dia- se é que é possível crescer mais!

E aí vem aquele professor... Aquele que mudou meus conceitos de mundo! Rossine. O que falar dele? Vamo nessa.. Pega o matirial.. Segunda é A, terça é B.. São frases que vão ficar arquivadas aqui pra sempre.. Mas citá-las somente não demonstra a minha admiração! O Rossine, com sua literatura, seu repúdio ao sertanejo - e a qualquer coisa que não MPB, me fez apaixonar pela sua matéria - que eu inicialmente não gostava nem de pensar.. Fernado Pessoa, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes.. Todos os poemas citados por esse mestre ganharam cor dentro de mim.. Cada história 'chata' da Moreninha, de Senhora, tornou-se incrivelmente interessante quando vindas do amor desse cara por elas.. Confesso que não tenho mais palavras pra descrever a admiração que tenho por ele. Nenhuma seria suficientemente boa. Vou sentir sua falta Rossine.. Acho que vou comer chocolates.

E claro, Tião, Cleidson, Andressa, Cris, tio e tia da cantina! Marcaram demais.. Tiãozinho que convivi muito no 2° ano.. Eu adorava escrever no quadro e ele sempre falava algo quanto a isso.. E quando eu ficava atrás dele pra pedir pra abrir a tal porta fechada no intervalo? Ele devia querer me matar... Mas eu adoro o Tião! Vou sentir saudades.. Cleidson? Bravo! FIquei admirada na primeira vez que vi esse homem sorrir! Mas depois do espanto, vi que ele não era tão 'mau' assim .. Brincadeira.. Sempre admirei-o e quando fiquei sabendo que ele mudaria de escola, fiquei extremamente chateada.. Andressa e Cris, essas duas merecem o Oscar! Suportaram a nossa enxeção o tempo inteiro!

É.. são boas recordações que ficarão desse fantástico corpo docente! E os amigos? Eita, aí apertou hein.. Conheci mais pessoas maravilhosas e ficará tudo bem guardado nas...

Conversas fiadas com a Rah;
Sonhos e desabafos com a Lari;
Briguinhas bobas com o Marcos;
Sessões de terapia com o Deh;
Planos com a Dami;
Risadas com a Thê;
Papos sérios com o Cirilo;
Broncas com o Gil;
Longas conversas com o Bazílio;
Passeios com a Buh;
Livros com a Nath;
Assuntos com a Dih;
Poesias com a Mah;
Ballet com a Gi;
Cheiros com o Pato;
Tentativas de dança com o Lê;
Cócegas com o Guilérme;
Brincadeiras com o Diniz..

Esse é um mundo que pra sempre vai estar em mim.. Vocês me mostraram a magia que existe na vida e eu sou extremamente grata por isso.

Eu amo vocês.

Acho que isso é pouco diante de tamanho sentimento, mas por não ter mais palavras, foi a melhor forma de expressar. Agora que tudo chegou ao fim, quero que guardem isso pra sempre - sei que muitos nem suporão a existência de tal texto, mas que mesmo assim, tenham a plena certeza de que eu sempre os terei em meu coração, como aquelas pessoas que mudaram minha vida. ;)


'Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.'

Oscar Wilde

Guardem como uma declaração de amor de sua mais louca fã;

cy.

Nenhum comentário: